Dicas de Como Definir Seu Público-Alvo

By | 11 de Janeiro de 2017

O público-alvo é uma parte da sociedade com determinadas características em comum (idade, sexo, profissão, interesses etc.), a qual você deve enviar a mensagem, utilizando as técnicas de CopyWriting (palavras que vendem) nos seu anúncios, páginas de vendas, seus e-mails, etc. Esclarecendo sobre os benefícios e transformações que o seu produto proporciona.

No planejamento de marketing um dos processos é definir quem é seu público-alvo, seu potencial cliente. Você deve criar a persona ou avatar, ou seja, o personagem que representa seu cliente típico. Quais suas principais características. Elabore uma pesquisa para responder perguntas tipo: O que ele…

O que ele pensa e sente?

Quais as principais preocupações e aspirações.

  • Preciso de ajuda para montar a minha empresa.

  • Preciso aprender sobre negócios.

  • Medo de fracassar na primeira empreitada.

 O que ele escuta?

O que o chefe fala, amigos dizem, influenciadores dizem.

  • Os pais dizendo para arrumar um emprego.

  • Pessoas falando que empreender é arriscado.

  • Histórias de pessoas que se deram bem.

  • Amigos falam em juntar dinheiro e um dia abrir uma empresa.

 O que ele vê?

Ambiente, amigos, o que o mercado oferece.

  • Aumento diário da presença da internet.

  • Muita gente falando sobre aparecimento de vários negócios na internet.

  • Colegas abrindo empresas e alguns tendo sucesso.

 O que ele fala e faz?

Aparência, atitude em público, comportamento com outros.

  • Estou estudando uma alternativa para montar minha empresa.

  • Não quero trabalhar para os outros.

  • Está dividido entre hobbies e o trabalho, tenta criar horários.

  • Procura pessoas para falar de negócios.

 Quais são suas dores/desafios/obstáculos/objeções?

Medos, frustrações, obstáculos.

  • O que fazer primeiro, não sabe por onde começar?

  • Tem pouco capital para investir.

  • Muita incerteza se abrir um negócio vai dar certo.

Quais os benefícios ou soluções que precisa?

Desejos, necessidades, formas de medir sucesso, obstáculos.

  • Fazer um plano de negócio e arrumar uma sociedade.

  • Capacitação e network sobre negócios.

  • Iniciativa para começar logo o negócio.

 

Qual sua idade, sexo, profissão, interesses, …?

Que tipo de conhecimento ele tem sobre o meu produto?

Que tipo de informações ele consome e em quais veículos de comunicação?

Qual seu nível de escolaridade e qual seu trabalho?

Qual o meio de transporte que usa para ir ao trabalho?

 Quanto mais detalhes você puder encontrar, melhor será a caracterização da persona. E sua comunicação ficará mais clara e precisa. Conhecendo a fundo seu cliente, você saberá quais conteúdos ele precisa para solucionar seus problemas. O importante é que quanto mais seu cliente aprender sobre seu negócio, mais ele chega próximo do momento ideal de compra.

Vendas é um processo de comunicação você tem que fazer o seu cliente aprender sobre o seu negócio e não simplesmente ensinar. Seu consumidor talvez só precise de apenas um por cento daquilo que você sabe, faça-o aprender esse um por cento e não tudo aquilo que você sabe.

Passe para ele só aquilo que ele de fato precisa. Uma oferta ela tem que ser simples, direta e objetiva. Digamos que você saiba cem coisas e o seu cliente só quer saber apenas uma. É muito mais fácil você vender uma coisa, do que tentar vender oferecendo as cem. Por que muita coisa confunde.

Lembre-se em um processo de vendas existem quatro jogadores: o Vendedor, o Comprador, o Produto e aquilo que o vendedor fala para o comprador sobre o produto que é a OFERTA, ou seja, a sua comunicação sobre o produto. Tem que ser simples, direta, objetiva e fale, exatamente, aquilo que ele precisa.

Assista Vídeo gratuito de um Especialista em vendas online

eBook Copywriting – O Guia para Vender Online

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *