O que é Marketing Digital?

By | 25 de julho de 2016

marketing-digital

Marketing Digital são ações de comunicação, por meio da internet, telefonia celular e outros meios digitais, que as empresas utilizam para divulgar e fazer anúncios de seus produtos e serviços. Tendo como objetivos o posicionamento da marca, a conquista de clientes e gerar vendas.

Utilizando canais digitais (eletrônicos) de distribuição para alcançar, com mais eficiência, rapidez, e de forma personalizada, os consumidores interessados. As ações de Marketing objetivam a criação de valor e satisfação no cliente, o que gera uma rede de relacionamentos mais efetiva e lucrativa para ambas as partes.

O e-marketing ou marketing eletrônico baseia-se na utilização das tecnologias de informação e comunicação (TIC) no processo de criação, comunicação e fornecimento de valor aos clientes, e na gestão das relações com os clientes, de modo a beneficiar a organização e os seus públicos-alvo.

O marketing digital é fundamentado em ações estratégicas, econômicas e operacionais adaptadas aos meios digitais, de forma a obter a mesma eficiência e eficácia do marketing direto e em simultâneo potenciar os efeitos do marketing tradicional. Na sua operacionalização são, normalmente, utilizados canais, meios e ferramentas digitais.

Tem como principais vantagens a velocidade com que a informação consegue chegar ao público-alvo. Marketing online, no caso do recurso à Internet, a informação é vinculada em segundos com custos baixos. Pois uma taxa considerável da população utiliza diariamente a Internet e ainda promove a comunicação entre os clientes e a marca.

Objetivando incentivar a venda ou promoção de um determinado produto ou serviço junto do público-alvo e ou de possíveis clientes. No entanto, o marketing online tira partido do seu veículo de comunicação (a internet) e das vantagens inerentes. Alguns dos pilares mais utilizados no marketing online e que auxiliam no sucesso de suas ações são:

Redes sociais – Estar presente positivamente nas redes sociais pode contribuir para o sucesso da empresa;

Web Analytics – Utilizadas para medir as audiências de um site, ajudando assim nas ações de marketing;

E-Commerce – Todo o processo baseia-se na geração de vendas através da internet;

E-Email Marketing – É a utilização do e-mail na aplicação do marketing direto no mundo online, usa ferramentas de auto responder e automação; e

Pesquisas de mercado – Esse processo fica mais simples e a um custo quase zero.

 Visite a página RECURSOS para conhecer sobre algumas ferramentas que são usadas no marketing digital.

Vale salientar que o marketing online é ilimitado, estes são apenas alguns exemplos existem muitos mais. O sucesso depende da combinação do marketing tradicional com as novas ferramentas online, para desenvolver um plano de e-marketing que se ajuste às necessidades e características de cada empresa.

Desta forma, o marketing digital consegue atingir as metas do marketing de uma forma mais rápida, econômica e facilmente personalizável.

Um exemplo de sucesso é o Facebook que conquistou rapidamente o público, em pouco tempo ultrapassou os concorrentes, tendo a seu favor a simplicidade, a rapidez de execução e a liberdade que o usuário tem ao manusear as suas funções. O uso da rede fez tanto sucesso, que as empresas passaram a investir na criação de um ambiente de comunicação com o cliente, permitindo que as empresas tenham uma página de negócios por meio das Fan Pages.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *